21 benefícios do jiu-jítsu para crianças que você precisa saber
Que o jiu-jítsu brasileiro (BJJ) é uma das artes marciais mais eficaz do mundo, a maioria das pessoas já sabe, porque ela já provou sua força no mundo do MMA (Artes Marciais Mistas) e da defesa pessoal.
Muitos pais e mães, visando desenvolver a defesa pessoal em suas crianças, veem no jiu-jítsu essa grande oportunidade.
No entanto, poucos sabem o quão benéfica ela é para a formação pessoal das crianças.
Neste artigo, enquadramos dezenas de benefícios em 4 categorias, a saber: corpo, mente, moral e habilidades.
Confira!
Desenvolvimento mental
Autoconfiança
Desenvolve a autoconfiança da criança dentro de um grupo, já que ela precisará socializar com outras crianças e treinar exaustivamente para dominar e aplicar bem os golpes.
Hiperatividade
Reduz a hiperatividade de crianças aceleradas e até peraltas, porque o jiu-jítsu demanda muita concentração para permanecer no aqui e agora, além de requerer alto gasto energético. Isso alivia a ansiedade e tira o foco desrregrado em coisas externas.
Coordenação motora
Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina, melhorando os reflexos e o equilíbrio corporal das crianças, evitando que percamos nossas crianças em acidentes mais graves.
Raciocínio lógico
Desenvolve e acelera o raciocínio lógico, já que o jiu-jítsu demanda agilidade na decisão e aplicação de estratégias. Isso, com o passar do tempo, melhora muito o raciocínio das crianças menos sagazes.
Capacidade estratégica
A necessidade de elaborar estratégias de combate no jiu-jítsu acaba desenvolvendo também a capacidade estratégica da criança para a resolução dos problemas da vida, uma qualidade mental muito demandada no mundo de hoje.
Concentração e paciência
Desenvolve o poder de concentração e da paciência, o que diminui a ansiedade das crianças e aumenta a capacidade de realizar as atividades até o fim e com maior facilidade.
Desenvolvimento físico
Técnica e força
O jiu-jítsu, ou arte suave, é perfeita para as crianças, porque não requer tanta força física, mas sim técnicas de imobilização para impedir as investidas dos agressores.
Flexibilidade
Promove a flexibilidade do corpo desde cedo, fazendo com que o corpo já cresça adaptado e otimizado para as artes marciais e outras atividades físicas.
Emagrecimento
Contribui para a perda de massa nas crianças que sofrem com obesidade, já que o gasto energético é alto e constante, otimizando o metabolismo ao longo dos anos de prática.
Sedentarismo
Combate o terrível sedentarismo infantil, que acomete nossas crianças do século XXI; um sedentarismo que pode estar relacionado aos hábitos passivos da pós-modernidade, como assistir conteúdo online, comer fast food e ficar refém de jogos eletrônicos.
Crescimento muscular
Desenvolve a estrutura muscular de forma equilibrada e saudável, porque o jiu-jítsu usa o próprio peso e resistência do corpo. Isso é bom para as crianças, porque diminui as chances de ocorrências de lesões típicas e corriqueiras de quem pratica musculação.
Otimização cardiovascular
Ajuda a manter o coração sempre forte e eficiente, o que demanda menos batimentos cardíacos por minuto para manter a boa circulação de sangue em todo o corpo.
Otimização respiratória
Melhora a respiração das crianças que sofrem, por exemplo, de asma e de outras deficiências respiratórias, o que previne substancialmente a ocorrência de problemas bastante danosos à saúde mental e física.
Desenvolvimento moral
Virtudes
A cultura do jiu-jítsu cultiva muitas virtudes que ajudam a formar o caráter das crianças, fazendo delas pessoas desejadas e queridas.
Amizades
Oferece boa oportunidade de fazer amizades leais, saudáveis, duradouras e de crescer rodeado por guerreiros exemplares.
Humildade
Ensina a humildade e o respeito, coisas que as crianças mais rebeldes não querem praticar. Mas no jiu-jítsu elas são obrigadas a respeitar os adversários, sejam eles fracos ou fortes, tanto nas vitórias quanto nas derrotas.
Hierarquia
Promove o entendimento da hierarquia, ensina a respeitar os mais velhos, os mais graduados, os pais, as mães e os professores.
Desenvolvimento de habilidades e competências
Coragem e resiliência
A cultura do jiu-jítsu cultiva hábitos que tornam as crianças mais corajosas e resilientes, transformando-as em pessoas fortes, maduras e capazes de sobreviver às adversidades.
Cumprimento de objetivos
Ensina a cumprir desafios difíceis para alcançar grandes e valiosos objetivos, como graduar-se para conquistar faixas superiores e participar de competições.
Defesa pessoal
Ensina defesa pessoal para se proteger de crianças violentas, como irmãos, primos, alunos da escola e crianças do bairro, lembrando que, no jiu-jítsu, as crianças aprendem a se defender sem agredir injusta e desmedidamente outras crianças.
Disciplina
Encoraja e desenvolve a disciplina. A criança é obrigada a cumprir horários, a treinar com rigor e a seguir as orientações dos mestres. Sem isso, não gradua, não avança.
Existe diversão para as crianças no jiu-jítsu infantil?!
O jiu-jítsu, além de ser tudo isso, ainda oferece momentos de diversão sim.
Por ser uma luta "pegada", que demanda muita técnica de rolagem e raspagem, isso a torna desafiadora, "viciante" e bem divertida para as crianças.
Além disso, os professores especializados em dar aula de jiu-jítsu para crianças, eles sabem criar um ambiente divertido para elas, estimulando-as a comparecer em todos os treinos.
Escolha bem o mestre e a academia de jiu-jítsu infantil
Antes de colocar seu filho em uma academia de jiu-jítsu, procure conhecer bem quem é o mestre, seu passado e a qualidade do ambiente da academia.
Procure perceber os tipos de pessoas que a frequentam e a limpeza e a ordem do local. Afinal, você quer um ambiente salutar, e não degradante.
Cuidado com os picaretas, eles existem e estão por aí oferecendo "bons serviços".
Desejamos boa sorte!
Seus filhos vão amar praticar jiu-jitsu!
Aproveite e conheça os kimonos e outros produtos In The Guard para crianças.
Quimono de jiu-jítsu In The Guard:
Rash guard de jiu-jítsu In The Guard
Outros:
Não há POsts neste departamento