Pague em até 10x Sem Juros

5% de desconto no PIX

brazil Feito por quem luta

Entregamos em todo Brasil

Troca e Devolução Grátis

Aprenda como lavar e cuidar do kimono para máxima durabilidade


Conservar o seu kimono limpo não é apenas uma medida de higiene. É, acima de tudo, respeitar o próprio esporte, o local de treino, os mestres, os adversários, os companheiros de treino e qualquer pessoa ao seu redor.

Seu kimono espelha o seu estado de espírito

Manter o kimono limpo é um sinal de que sua mente de lutador está sã, concentrada e livre de impurezas como raiva, desmotivação, preguiça, torpor, depressão e má vontade.

COMO CUIDAR DO KIMONO DE JIU-JÍTSU LOGO APÓS O TREINO

O suor é o pior inimigo do seu kimono

Temos que evitar que os odores e o suor fiquem impregnados no tecido, porque, além de o suor causar manchas amarelas, a grande presença de bactérias no suor causa aquele famigerado mau cheiro insuportável que incomoda todo mundo.

Deixe seu kimono respirar!

O ideal é sempre lavar o kimono logo após o treino, tanto a wagui (casaco ou gandola), quanto a shitabaki (calça), mas se isso não for possível, deixe-o aberto em local arejado, na sombra!, e nunca diretamente ao sol. Pendure-o no cabide ou estenda o kimono no varal.

Se isso também não for possível, guarde o kimono em um saco plástico, mas não deixe ele fechado por mais que uma hora. Caso contrário, já iniciará um processo agressivo de degradação e de proliferação de bactérias que exalam mau cheiro.

Não fique refém de um kimono só

O recomendado é ter, pelo menos, 2 kimonos, de modo que você consiga intercalar o uso. Se você ficar refém de um kimono só, ele irá se desgastar mais rápido e poderá rasgar durante uma luta. Sempre tenha em mãos um kimono reserva.

Aproveite esta dica e conheça os kimonos In The Guard.

Kimonos de jiu-jítsu In The Guard por categoria:


COMO LAVAR O KIMONO DE JIU-JÍTSU PRESERVANDO SUA INTEGRIDADE

Lavar o kimono na mão ou na máquina?

Sabemos que lavar o kimono na mão, com cuidado, é sempre menos agressivo para o tecido se compararmos com a lavagem mecânica da máquina de lavar. Mas se o kimono tem o tecido grosso, esta não é uma tarefa fácil. 

5 macetes para lavar o kimono na máquina, sem agredí-lo

Anote aí!

  1. Use sempre o ciclo de lavagem para roupas delicadas;

  2. Escolha um programa de lavagem mais longo e menos agressivo;

  3. Programe a máquina para realizar períodos curtos de centrifugação;

  4. Use toalhas para amortecer o atrito entre o kimono e as pás do eixo rotativo;

  5. Vire o kimono do lado avesso para uma limpeza mais segura e profunda;

Passar o kimono no ferro quente é uma boa ideia?

Só passe o seu kimono se ele estiver muito, muito amassado, porque isso acelera o desbotamento das cores e a degradação das fibras do tecido. Use a temperatura recomendada pelo fabricante na etiqueta do kimono, senão o tecido irá queimar diante dos seus olhos. =-/

Use bicarbonato de sódio na lavagem de kimono branco

O bicarbonato deixa o tecido mais branco, sem degradá-lo. Para lavar um kimono com bicarbonato, misture meia xícara de chá dessa substância ao sabão em pó neutro.

Use amaciante de roupas neutro, sem cheiro. 

O amaciante deixa o tecido grosso do kimono mais confortável para uso. Use-o moderadamente e opte sempre por sabão em pó e amaciante neutros, porque o perfume incomoda os companheiros de treino. Esta é uma questão de educação e bom senso, certo!?

Não use água quente para lavar seu kimono

A água muito quente desbota, estraga e encolhe o kimono, deixando-o mais duro, menos flexível, o que atrapalha a mobilidade do corpo durante as lutas. Geralmente, os fabricantes pedem para lavar com água na temperatura máxima de 40 graus celsius.

Vire o kimono do lado avesso quando for lavá-lo

O lado mais agredido pelo suor é o lado que fica em contato com a pele. Além disso, uma grande quantidade de tecido epitelial morto (pele morta) é liberada pelo corpo e fica impregnada no tecido do seu kimono. Então, lavar do lado avesso ajuda na limpeza.

Considere lavar o kimono com vinagre branco

Use meia xícara de vinagre branco junto com o sabão em pó neutro nas lavagens do seu kimono. Isso ajuda a eliminar as bactérias presentes no suor, porque elas são a principal causa do mau cheiro (e não o seu suor), sabia?! Pois é… O vinagre branco é ótimo para tirar mau cheiro do kimono.

Elimine o uso de alvejantes!

Jamais aplique alvejantes nas lavagens. Eles enfraquecem a resistência dos fios do tecido, deixando o kimono bem mais vulnerável a rasgos e cortes, além de, com o tempo, fazerem o efeito contrário, provocando manchas amareladas.

Seque o kimono em local sombreado e ventilado

Secar o kimono ao sol, isso deixa o kimono áspero, enrijecido, muito seco e encolhido, tornando seu uso muito incômodo e indesejável. Fora que tudo que fica exposto ao sol se deteriora muito mais rápido. A brisa e a sombra são amigas do tecido.

A secadora arruinará profundamente o seu kimono

A não ser que você more em região muito úmida e fria, não seque seu kimono na secadora, porque, assim como deixar o kimono para secar ao sol, a secadora também acelera a destruição das fibras do tecido, causa encolhimento e enrijecimento.

Dica de ouro: retire o kimono quando ele ainda estiver levemente úmido. Assim você protege um pouco o kimono do encolhimento e do enrijecimento excessivo das fibras.

Lavar muito estraga, mas deixar sem lavar é bem pior

Não caia na ideia de que lavar seu kimono toda vez após os treinos irá estragá-lo mais rápido. Não, não. O suor acumulado e parado no tecido, com a presença de ácido úrico e bacterias, isso sim deteriorará o kimono muito mais que as lavagens diárias. E vale lembrar que lavar o kimono com frequência é a melhor forma de tirar cheiro de suor do kimono.

Agora é com você!

Lembre-se! Seu kimono é reflexo do seu estado de espírito.



Precisando comprar seu primeiro ou segundo kimono de jiu-jítsu?

Conheça o kimono In The Guard e faça seu pedido agora mesmo.

Quimonos de jiu-jítsu In The Guard por categoria:


Não há POsts neste departamento