Se você é praticante de Jiu-Jitsu e deseja competir em campeonatos organizados pela IBJJF, você deve saber dos requisitos rigorosos de uniformes que a federação exige. Desde o material do kimono até as regras sobre a faixa e a vestimenta por baixo do kimono, todos os detalhes são para garantir sua participação e evitar desclassificações. É por isso que hoje, vamos conferir todos os pontos importantes para que você esteja preparado e de acordo com as normas da IBJJF.
Material do Kimono
A IBJJF estabelece que os kimonos devem ser confeccionados em algodão ou em tecido similar. O material não deve ser muito grosso ou rígido, de forma que impeça que o oponente consiga fazer pegadas adequadas. Em todas as categorias de idade, é obrigatório o uso de kimonos trançados, que são conhecidos por sua resistência e durabilidade.
Importância de escolher o material certo
Escolher um kimono que atenda às obrigações da IBJJF é necessário não só para garantir a sua participação, mas também para ter conforto e mobilidade durante as lutas. O material errado pode não só prejudicar seu desempenho, como também levar à sua desclassificação.
Medidas do Kimono
Comprimento do paletó e das calças
O paletó do kimono deve ir até as coxas e as mangas devem ter o comprimento mínimo que atinja até 2 cm da articulação dos pulsos quando os braços estiverem esticados para frente, paralelos ao solo. As calças devem ter o comprimento mínimo de 2 cm acima do osso do tornozelo.
Checagem das medidas
Na checagem do kimono, os árbitros vão verificar se o uniforme está dentro dos padrões exigidos. Serão avaliadas a espessura da gola (1,3 cm), largura da gola (5 cm) e a folga da manga (7 cm em toda a extensão).
Por que as medidas são importantes
As medidas importam não só pelas regras, mas garantem que o kimono não dê vantagem indevida ou desvantagem para o atleta. Além disso, um kimono fora do padrão, resulta em desclassificação imediata.
Cor dos Kimonos e Patches
Cores permitidas
A IBJJF permite o uso de kimonos nas cores branco, azul royal ou preto. Essas cores são válidas para o uniforme em toda a peça. Kimonos que misturem cores diferentes, como paletó de uma cor e calça de outra ou golas com cores diferentes do restante do kimono, não são aceitos.
Regras para patches
Os patches podem ser bordados ou serem adesivos de tecido com logotipos de academias ou patrocinadores, eles só podem estar no uniforme se forem autorizados pela IBJJF. Patches descosturados ou em locais não permitidos precisam ser retirados antes da checagem do kimono.
Proibição de Kimonos pintados
A menos que seja uma logo oficial da academia ou patrocinador, pinturas são completamente proibidas. E se o Kimono por acaso sujar o do adversário, ele será obrigado a trocar.
A Faixa
Especificações da faixa
A faixa deve ter entre 4 e 5 cm de largura, correspondendo com a graduação do atleta. As pontas da faixa após o nó, devem ter ter entre 20 e 30 cm de comprimento e a ponta deve ser preta (não levando em consideração as faixas pretas que tem a ponta branca ou vermelha). A faixa precisa ser amarrada de forma que de duas voltas ao redor da cintura e ser amarrada com um nó duplo, relativamente apertado, afinal, o paletó não pode soltar durante a luta.
Por que a faixa importa
Além da faixa indicar o nível do atleta, ela também serve para garantir que o kimono permaneça em posição durante a luta.
Outras exigências
Roupas por baixo do Kimono
Para os homens não é permitido o uso de camisas por baixo do kimono, enquanto para as mulheres, é obrigatório o uso de uma camisa de tecido elástico colada ao corpo, de mangas longas ou curtas. Elas também podem usar maiôs ou tops de ginástica.
Calças por baixo do Kimono
Homens são proibidos de usar calça por baixo do kimono, já as mulheres, são liberadas de usar calças coladas ao corpo, mas devem ser mais curtas que a calça do kimono.
Roupas íntimas
Todos os atletas devem usar roupas íntimas apropriadas. O uso de fio dental ou tanga é proibido, sendo aceito somente as sungas.
Condição do Kimono
Os kimonos devem estar sempre em boas condições, sem rasgos, remendos, manchas, fedidos ou sujos. Aqueles que não estiverem em conformidade, podem ser desclassificados.
Cumprir as exigências é de extrema importância para os campeonatos da IBJJF, para garantir a participação e evitar desclassificação. Cada detalhe importa, prepare-se bem e conheça as regras, entre no tatame com confiança.
Na Loja do Kimono, oferecemos kimonos e faixas que seguem todas as normas da IBJJF, garantindo que você esteja sempre dentro do regulamento. Confira nosso site e garanta o que há de melhor para as competições. Bons treinos e sucesso nas competições!