Jiu-jítsu para defesa pessoal vale a pena?
Vivemos em um mundo onde, embora a maioria das pessoas seja boa, ainda existe uma parcela considerável de pessoas más que não respeitam o direito à vida.
Por isso, precisamos estar preparados para a autodefesa, um direito natural que todos nós temos e do qual não podemos prescindir.
E a verdade é crua: quem ainda não precisou de defesa pessoal, um dia poderá precisar.
Então, aprender a desferir alguns golpes até ficar hábil é melhor do que não aprender nenhum golpe, mas muitas pessoas negligenciam o desenvolvimento desta habilidade.
Não importa a idade, nunca é tarde para começar, e nós já explicamos isso no artigo: Vantagens de praticar jiu-jítsu depois dos 40 anos.
Antes de falarmos sobre jiu-jitsu, vamos entender algumas questões essenciais.
O que é defesa pessoal?
Defesa pessoal é o ato de se defender contra agressores, estejam eles te colocando sob ameaça, ou representando um perigo iminente, ou mesmo já tendo declarado e partido para o ataque.
Tenha em mente que a defesa pessoal envolve outras habilidades além das habilidades físicas para combates corporais.
Algumas delas, por exemplo, são:
medidas de segurança que evitam situações de combate
desenvolvimento da consciência situacional para se proteger melhor e evitar o pior
realização de fugas seguras quando possível
uso de esconderijos para impedir a visada
uso lícito de armas brancas ou armas de fogo para autodefesa
uso de argumentação para persuadir agressores que dão alguma chance de diálogo
É muito importante e prudente não depender apenas do jiu-jitsu ou de qualquer outra arte marcial, e sim desenvolver todas as habilidades de autodefesa listadas acima.
Porque a última coisa que você irá querer é entrar em combate corporal, concorda?
Então busque profissionais capacitados, que sabem, de fato, aquilo que ensinam. Assim, você ficará mais preparado para defender você e sua família.
Quando o combate corporal já é inevitável, o que fazer?
Brigar pela sobrevivência será a sua última chance.
Uma situação é lutar contra um único oponente em ambiente controlado e apropriado como as academias.
Outra situação é ter que se defender contra um ou até mais agressores ao mesmo tempo, no asfalto abrasivo, enfrentando indivíduos que podem até mesmo estar armados, empunhando faca, pau, ferro, vidro ou arma de fogo.
“Mas será que existe chance de sair vivo dessa situação?”
Existe, e você deve usá-la, lutando até conseguir a vitória ou até coseguir escapar em segurança.
No combate corporal, as distâncias importam.
Existem várias maneiras de realizar um combate corporal, e elas são definidas, basicamente, pela distância entre os lutadores.
Algumas artes marciais focam em combates de longa a média distância, enquanto outras focam em combates de curta a nenhuma distância, como é o caso do jiu-jitsu.
E quanto mais você souber lutar a diferentes distâncias do agressor, melhor e mais vantajoso será para você.
O jiu-jitsu é suficiente para defesa pessoal?
Toda arte marcial serve para defesa pessoal, mas nem toda arte marcial tem a mesma eficiência. E saber qualquer arte marcial é melhor do que não saber nenhuma, concorda?
Antes de tudo, vale ressaltar que o jiu-jitsu foi desenvolvido para defesa pessoal.
Caso você precise entrar em combate corporal a curta ou nenhuma distância (o que é muito mais provável de acontecer), o jiu-jítsu é a arte marcial mais efetiva neste caso.
Imagine-se rolando no chão com um agressor querendo te estrangular aplicando um “mata leão”, ainda que de modo bastante amador.
Como sair do “mata leão”, um golpe tão cruel que “apaga” o oponente, deixando-o completamente vulnerável a tantos outros golpes fatais?!
O jiu-jítsu é a arte marcial que mais te ensinará, em diferentes situações, a evitar ou sair de um “mata leão”, de um arm lock ou de um triângulo.
Caso você escolha o jiu-jitsu como sua arte marcial principal, recomendamos não se fechar a outras artes. Aprenda também uma arte marcial mais focada em combates na posição em pé, como o muay thai e o kickboxing, que são bem contundentes.
Os lutadores de MMA dizem que jiu-jitsu e muay thai para defesa pessoal fazem uma combinação muito eficiente.
Jiu-jitsu é baseado em alavancagem e imobilização
Muitas vezes, é mais vantajoso realizar uma luta agarrada cujo objetivo seja imobilizar e finalizar o oponente, mesmo que ele seja maior, mais pesado e mais forte que você.
O jiu-jitsu brasileiro (BJJ) é especialmente vantajoso para pessoas menores, porque ensina técnicas de imobilização com alavancagens nas quais a força não é prioridade, e sim a técnica apurada.
Jiu-jitsu te dá confiança para enfrentar os grandões
Esta incrível arte marcial também reduz o medo de enfrentar oponentes maiores, porque, desde o início dos treinos como faixa branca, você já será colocado para treinar com pessoas maiores e mais fortes que você.
E, eventualmente, ao começar a obter vitórias contra os grandões, você ganhará uma confiança que, dificilmente, outras artes marciais irão te proporcionar.
Jiu-jitsu te forjará para a defesa pessoal e para a vida
Aquele ditado popular, “a vida é dura para quem é mole”, é verdadeiro.
Saiba que o jiu-jitsu é uma fábrica de cascas-grossas, que aprendem a disciplina e a coragem para vencer dentro e fora dos tatames.
Todo jiujiteiro é “forjado”, o tempo inteiro, sob pressão, tendo que aprender a escapar estrategicamente de situações complicadas, porém controladas, fortalecendo a paciência, a calma, a autoconfiança, o raciocínio, a coragem, a resiliência e a esperança.
A Loja do Kimono espera que este artigo tenha sido útil para você!
Vai iniciar no jiu-jítsu? Aproveite e já conheça o kimono de jiu-jítsu In The Guard.
Quimono de jiu-jítsu In The Guard por categoria:
Não há POsts neste departamento