Vantagens de praticar jiu-jítsu depois dos 40 anos
Vantagens de praticar jiu-jítsu depois dos 40 anos
Estamos “carecas” de saber que qualquer atividade física é melhor que nenhuma atividade física e que o envelhecimento saudável é resultado de um corpo ativo e uma mente ativa.
Afinal, fomos feitos para nos movimentar, criar e realizar coisas para nós e nossos semelhantes. E é interessante notar que a preguiça e o torpor são até considerados pecados por algumas religiões.
Sedentarismo: o vilão silencioso que devasta a saúde
A partir dos 40 anos de idade, o sedentarismo pode resultar em um envelhecimento precário e triste, já que o vigor natural do corpo começa a decair gradativamente.
A produção de hormônios vitais começa a diminuir
A falta de energia, disposição e vitalidade começa a atrapalhar
O corpo já não suporta muita atividade física extenuante
A recuperação das lesões fica mais lenta
Os reflexos visuais começam a perder a agilidade
O raciocínio fica, de fato, mais vagaroso
A falta de exercícios após os 40 dá margem para a debilitação mental, já que o cérebro deixa de receber estímulos físicos frequentes, resultando em doenças neurodegenerativas.
Por que o jiu-jítsu é especialmente benéfico após os 40?
Poucos sabem disso, mas o jiu-jítsu está muito à frente de outros esportes. Ele é, de fato, completo, o que proporciona uma lista de benefícios incríveis para esta faixa-etária.
Benefícios do jiu-jítsu para a saúde dos “quarentões”
recupera a flexibilidade de todos os membros do corpo
recupera e desenvolve ainda mais o equilíbrio
regula muito bem a produção natural de testosterona
combate a disfunção sexual, ao manter a testosterona sempre em dia
aumenta e muito a eficiência cardiorrespiratória
elimina ou reduz drasticamente o estresse mental
combate poderosamente a insônia, melhorando o sono
ajuda a desenvolver e manter o tônus muscular
aumenta incrivelmente a resistência muscular
ajuda a desenvolver a concentração
Diminui as chances de ter Mal de Parkinson
Diminui as chances de ter Mal de Alzheimer
Por que desenvolver a resistência física praticando jiu-jítsu?
No jiu-jítsu, o corpo está sempre resistindo à força aplicada pelo corpo do oponente, criando uma tensão contínua de todos os grupos musculares.
Ao praticar jiu-jítsu regularmente, o corpo torna-se adaptado, buscando sempre estar em dia para lidar com as exigências da luta.
Assim, com o passar dos treinos, o corpo inteiro do jiujiteiro cria uma resistência muscular que poucos esportes proporcionam, tornando os desafios físicos da vida muito mais “leves”.
Jiu-jítsu ajuda o praticante a parar de fumar e/ou beber álcool
Uma das melhores formas, senão a melhor, de parar de fumar e/ou beber álcool é se sujeitar a levar um estilo de vida incompatível e impraticável com tais hábitos nocivos.
O jiu-jítsu, então, passa a ser o seu melhor amigo!, porque além de ser incompatível com o tabaco e o álcool, você estará em um círculo de amizades saudável em todos os sentidos.
Quem fuma e/ou bebe regularmente jamais conseguirá praticar jiu-jítsu, porque o fumo acaba com a boa capacidade respiratória, enquanto o álcool acaba com a boa capacidade de recuperação muscular, ambas muito exigidas no jiu-jítsu.
Jiu-jítsu elimina o enrijecimento das articulações
Quem já chegou aos 40 anos e mantém uma vida sedentária, já percebeu que as articulações do corpo começam a mostrar sinais de enrijecimento.
Dificuldade de levantar do sofá e dificuldade de ficar em pé após permanecer alguns segundos agachado são exemplos de enrijecimento das articulações.
Desde que o jiu-jítsu esteja aliado a uma alimentação rica em nutrientes, ele força o corpo a produzir substâncias que lubrificam e regeneram as articulações, destravando-as.
Quem elimina o estresse, elimina vários problemas
Depressão, calvice, problemas de pele, envelhecimento precoce, transtornos alimentares, insônia, esgotamento mental, baixa imunidade, dores no peito, ansiedade, náuseas, tensão muscular, alteração no humor, sudorese, arritimia etc.
A lista é longa e assustadora.
O jiu-jitsu brasileiro (BJJ) é uma arte marcial que depende de uma boa capacidade mental para memorizar inúmeros golpes e estar atento para executá-los sequencialmente nos momentos-chave.
Essa necessidade leva o praticante a desenvolver uma concentração muito poderosa, que tira o foco no passado ou no futuro, trazendo-o inteiramente para o momento presente.
E quem vive no presente, vive mais feliz e relaxado, porque nem o passado e nem o futuro conseguem desequilibrar a mente bem estabelecida no presente.
Como começar no jiu-jítsu aos 40 anos sem desistir na primeira aula?!
Imagine este cenário: uma pessoa de 45 anos, sedentária, acima do peso, que só toma café o dia todo, trabalha sentado, come fast-food, fuma, bebe e assiste a filmes no sofá.
Que dureza! Talvez essa pessoa seja você parcial ou integralmente.
Tudo bem. O que importa é que você já decidiu iniciar no jiu-jítsu. No entanto, antes de procurar um mestre, é bom que você saia da inércia.
Reaprenda a se hidratar bem e continuamente
O primeiro passo é lubrificar o corpo e o cérebro.
Habitue-se a se hidratar. A garrafinha d’água é sua companheira. Para onde você for, leve-a junto e se esforce a tomar. Só isso, acredite, já irá melhorar muito a sua saúde.
Reaprenda a se alimentar de modo saudável
Procure um nutricionista e peça para ele criar uma dieta prática para você recuperar os nutrientes que, faz tempo, estão ausentes no seu corpo.
Se o seu cabelo recuperar o brilho e a sua pele ficar mais sedosa, estes são bons sinais.
Faça, então, exame físico, exame de sangue, fezes e urina, a fim de saber se você já está minimamente bem para iniciar as atividades físicas leves.
Comece praticando exercícios leves
Inicie com caminhadas tranquilas, no plano.
Caminhe, corra um pouco, faça agachamentos e flexões de braço, mas sem exageros e lesões! Esses exercícios irão destravar um pouco o seu corpo.
Após 2 meses praticando esses exercícios leves, se hidratando bem e comendo alimentos saudáveis, você já estará se sentindo muito bem, dormindo melhor e respirando melhor.
Procure um bom mestre de jiu-jítsu
Chegou a hora de procurar uma academia de jiu-jítsu amigável que irá te introduzir nesta arte marcial de modo tranquilo, conforme as suas capacidades atuais.
O jiu-jítsu é bem difundido pelo Brasil todo. Converse com amigos próximos e peça indicações de academias de confiança, com mestres confiáveis.
Lembre-se! Você vai precisar de um kimono de jiu-jítsu. Então, volte aqui, na Loja do Kimono, para garantir o seu kimono In The Guard. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!
Quimonos de jiu-jítsu In The Guard por categoria:
Não há POsts neste departamento